Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Todas as empresas precisam implementar o Compliance Trabalhista?

Publicado por Isabele Pereira
há 4 anos

Muitos empresários ainda não perceberam, mas todas as empresas precisam implementar um Programa de Compliance Trabalhista.

Quer entender por quê? Vamos lá!

O Brasil apresenta um cenário bastante conflituoso no que diz respeito às relações de trabalho, sendo apontado como recordista em ações trabalhistas. No âmbito de inúmeras empresas há casos de assédio moral e sexual, além da presença de trabalhadores afetados pela Síndrome de Burnout.

Uma alternativa para esses e outros problemas é a implantação de um Programa de Compliance Trabalhista.

Mas o que é, afinal, o Compliance Trabalhista?

Denominado, também, “Programa de Conformidade”, o Compliance Trabalhista atua como um programa de integridade capaz de analisar o clima organizacional da empresa e detectar possíveis desconformidades com a legislação, indicando correções e promovendo boas práticas para prevenir novas ocorrências. Para tanto, o compliance conta com ferramentas bastante eficazes como: auditoria interna, código de conduta, regulamento interno, canal de denúncias, treinamentos corporativos, dentre outros.

Quais os benefícios de implantar um Programa de Compliance?

Um Programa de Compliance Trabalhista, completo, promoverá um mapeamento de todos os riscos trabalhistas, desde a contratação até o desligamento, possibilitando que a empresa atue em consonância com a legislação, resolvendo conflitos antes mesmo que estes possam chegar ao âmbito judicial. Afinal, processos trabalhistas podem custar muito às empresas e vale, portanto, implementar alternativas que diminuam esses gatos.

Outro benefício diz respeito à imagem da empresa, pois melhora a sua reputação diante de clientes, fornecedores, parceiros e toda sociedade, pois assim haverá maior confiança diante da idoneidade da organização.

E o mais importante de todos, inegavelmente, é a possibilidade de proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável e harmonioso, respeitando a integridade física e moral dos colaboradores, que se sentirão mais seguros, respeitados e motivados. Isso possibilitará, sobremaneira, a melhoria da qualidade das relações trabalhistas.

  • Publicações8
  • Seguidores7
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações272
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/todas-as-empresas-precisam-implementar-o-compliance-trabalhista/826817821

Informações relacionadas

O conceito de compliance e seus principais pilares

Forlin Advogados, Advogado
Notíciashá 5 anos

"Compliance e Prerrogativas da Advocacia: Temas Emergentes em Compliance para Advogados"

Elaine Collete, Advogado
Notíciashá 4 anos

Benefícios do Compliance Trabalhista

José Augusto Tancredi, Advogado
Notíciashá 6 anos

Introdução sobre Compliance

Ricardo Pasin de Castro Alves, Advogado
Notíciashá 11 meses

ESG e Compliance - Questão de sobrevivência.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)